PROPRIEDADES DA COR
A cor é uma função muito complexa e de muitas variáveis.
A luz branca é uma combinação de muitas cores individuais
ou comprimentos de onda de radiação electromagnética.
A distribuição da intensidade destes comprimentos de onda
é conhecida como espectro e varia significativamente a luz do sol,
a luz fluorescente e muita outras fontes de luz.
Qualquer cor analisada visualmente por alguém, depende da sua visão
individual de cor ou o ambiente em que a cor é observada.
Comparação visual de cor:
Há muitos aspectos que devem ser evitados ao comparar amostras
visualmente, como é descrito pelos seguintes aspectos.
1- Dicroismo
É uma alteração aparente de cor quando se muda a
direcção da visão. Tem tendências a ocorrer
mais nos tecidos que nos fios, mas pode afectar a aprovação
ou não da cor de um fio.
2- Metamerismo
É uma alteração de cor que se produz quando se mudam
as condições de iluminação.
Por exemplo, se observarmos um objecto verde à luz dia, uma certa
quantidade de luz é reflectida como verde. Se observarmos este
mesmo objecto sob uma luz fluorescente que é rica em vermelho e
azul, mas deficiente em comprimentos de onda verdes e amarelos, então
há menos luz disponível para reflectir, por isto este objecto
parecerá ter uma cor diferente e mostrará uma falta de continuidade
de cor.
Para a comparação de cores isto é um problema grave,
porque duas amostras comparadas à luz do dia, é possível
que estas duas amostras não alterem a cor gradualmente sob a luz
artificial. Isto é devido ao facto que algumas misturas de corantes
têm características de absorção distintas,
a isto é o que se chama "metamerismo do iluminante".
Quando dois observadores independentes não vêm uma cor da
mesma maneira chama-se "metamerismo do observador".
Quando uma cor parece diferente segundo o ângulo de visão
chama-se metamerismo geométrico.
Quando na Valfios se reproduz uma cor, a mistura de corantes é
examinada com cuidado de maneira a diminuir o metamerismo.
3- Condições de analise visual
Uma amostra de cor analisada sobre diferentes fundos, a análise
da cor por parte do observador pode ser influenciada e ver diferenças
de cor na amostra, a este efeito chama-se contraste simultâneo.
A comparação visual de cores deve ser feita em condições
standard, isto é, sob um iluminante de comparação
standard e numa cabine standard de análise visual (caixa de luzes).
4- Variações em relação ao padrão
As características da superfície de um fio podem ter influência
na comparação visual e podem produzir desacordos sobre a
aceitação ou não por parte dos analistas, por exemplo,
quando se compara a cor do filamento contínuo (que tem muito brilho)
com a cor do fio fiado (em que possui superfícies fibrosas mates).
De qualquer das maneiras, nem sempre é estável a selecção
das cores por parte do olho humano (a idade e o sexo do observador são
aspectos variáveis). Para requisitos de comparação
críticos as tonalidades seleccionadas podem ser analisadas quando
costuradas no tecido.
A passagem do fio através da máquina de costura pode afectar
a sua tonalidade ao alterar o carácter da sua superfície
e o equilíbrio da torção.
A costura em zonas da peça com densidades diferentes, pode causar
diferenças de tonalidade. O lubrificante pode também afectar
a tonalidade.
5- Medição de cores
Todas as cores comercializadas na Valfios, são aprovadas por uma
leitura da cor no espectrofotómetro, comparando com uma amostra
padrão.
O espectrofotómetro moderno mede e regista automaticamente o espectro
da cor de uma amostra em comparação com o padrão.
Além desta leitura todas as cores são comparadas visualmente
numa caixa de luzes, todo este trabalho é realizado para garantir
continuidade de cor, de partida para partida.
6- Solidez à lavagem e alteração de cor
Depois de escolher uma cor da linha de costura adequada ao material que
se vai costurar ou para utilizar como contraste, é importante que
a cor do fio permaneça sólida ao longo da vida útil
do material.
Por esta mesma razão são efectuados testes de solidez à
lavagem e alteração de cor à linha em todas as partidas
tingidas.
Deve-se então controlar a solidez dos tintos (alterações
de cor, manchamentos) da linha de costura.
Pode imaginar-se a catástrofe que é, quando uma peça
de vestuário mancha, por causa de um bordado e/ou ter costurado
um tecido claro com um fio escuro, de má solidez.
Do mesmo modo, uma linha de costura deve permanecer com a mesma tonalidade
do tecido, após uma lavagem ou uma limpeza a seco.
|